Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Por um calor que não embarangue

Eu vejo no Twitter um monte de gente dizendo que tá frio em alguns lugares do Brasil ainda. Congratulations a todos, porque o Recife já ferve como se fosse uma chapa cheia de óleo do dia anterior, virando graxa e colando nossos pés no asfalto.

O que mais me aflige nisso tudo é que ainda estamos na parte leve do Verão, só de imaginar janeiro meus olhos marejam.

É que minha rotina não combina com calor absurdo, sabe? Tipos, se você anda de carro com ar condicionado, trabalha/estuda num lugar com ar condicionado e dorme num quarto com ar condicionado, você não fica tão exposta ao calor, ou pelo menos não com tanta freqüência. Não é perfeito, mas fica longe do transtorno máximo que podia ser. E fico triste em dizer que esse não é o meu caso.

Honestamente, eu não acho um inferno andar de ônibus, acho bem limpeza na verdade, mas de manhã cedo tudo muda de figura: todo ônibus tá cheio e tem engarrafamento em tudo quanto é lugar e você gasta o dobro do tempo num trajeto.

Outra circunstância terrível é quando preciso sair e, por acaso, resolvo que devo usar maquiagem. A infeliz começa a derreter já no meu quarto, que é o lugar mais quente em que o homem já pisou. Pra completar, tem o trajeto de casa até a parada do ônibus, que termina de levar a precária coberturinha de beleza dos poros.

O que isso faz comigo?
Me faz maldizer a vida.

E isso é saudável?
Não, nem um pouco.


Então, pra não ser alguém que compromete a saúde dos rins com maus sentimentos ou, pior, com vitimizações fora de hora, resolvi que vou seguir uma cartilha pra diminuir danos quando eu tiver que sair bonitenha e o calor quiser impedir.

1 :: Começar a me arrumar com antecedência: esse é o primeiro e mais difícil do ítens pra mim. Eu tenho uma dificuldade extrema em administrar tempo. Quando tô com tempo contado, acho que tenho tempo sobrando e só me dou conta do contrário quando já me atrasei. Um horror. Mas tenho certeza de que a correria pra se arrumar com minutos contados é uma das coisas que ajudam a piorar a sensação de calor, sem contar que a agonia da pressa dá uma suadeira triste. Outro detalhe crucial é que quem tem tempo sobrando pode deixar o ônibus cheio passar e esperar outro;

2 :: Águal termal: tenho borrifado água termal no rosto - em quantidades cavalares - antes de me arrumar e antes de dormir. Borrifo e corro pra frente do ventilador, refresca muito.

3 :: Hidratante refrescante: mandem um beijo pra quem inventou esses hidratantes que refrescam. Tem de várias marcas baratinhas, dessas que a gente compra nas Americanas, e eles funcionam mesmo: a pele fica geladinha, o que é uma bênção em dias de Verão;

4 :: Base mineral: Normalmente só uso protetor solar, mas de vez em quando resolvo - ou preciso - usar maquiagem, e toda vez que usei base líquida de dia, ela derreteu lindamente. Nesse caso, a melhor companheira ainda é a base mineral em pó. Sei que algumas marcas fabricam base mineral líquida, mas eu uso aquela em pó solto mesmo (a minha é da Everyday Minerals, que infelizmente não entrega mais no Brasil). A cobertura é infinitamente superior à de um pó compacto, ao mesmo tempo em que é muito mais resistente que bases cremosas e líquidas. O melhor de tudo: assim só uma fina camada de produto separa seu rosto de algum possível vento;

5 :: Cabelo molhado: tinha decidido que sempre lavaria o cabelo à noite e sairia com ele seco no dia seguinte, porque ele fica muito mais previsível e controlável quando sai enxuto de casa. Mas, na moral, só quando o sol tá cozinhando o juízo é que você se dá conta da falta que uma cabeça fresquinha faz. Por mais que o cabelo fique mais temperamental, o rosto sua menos, a cabeça dói menos e meu cérebro derrete muito menos.


Digo logo que aceito mais dicas em nome de um calor menos embarangatório. =)

37 comentários

  1. No meu caso dar um tempo entre o banho e começar a me arrumar. Explico...sei lá, pode ser pra estabilizar a temperatura do corpo, não sei, mas qdo não espero, transpiro ainda mais. Então tem que esperar um pouco para me vestir, fazer maquiagem, ai funciona.
    Erica

    ResponderExcluir
  2. afff... tirou as palavras de minha boca hoje!! Aqui em fortaleza, o bicho também pega e muito!!! pra completar, tô doente e só piora, porque calor desgraçado e ar-condicionado direto... adorei as dicas!! bjk

    ResponderExcluir
  3. vamos fazer assim. vc muda pra sp e eu mudo pra ai...eu ODEIO frio...prefiro derreter do que sentir frio....mas como dizia minha linda e amada maezinha...isso nao é nada, tem coisa pior...beijosssssssssssss e viva o calor!!!!

    ResponderExcluir
  4. Recife ta dose mesmo viu...afeeee maria!
    qualquer dia desses eu vou morrer tostada na rua da catolica...=/
    bjooo

    ResponderExcluir
  5. Sei bem o que você tá falando, eu moro entre Aracaju e Rio, ou seja, no verão é a festa do suor!
    Coisas que dão mais ou menos certo para mim:
    - enfeites de cabelo, tipo flores de organza: enfeitam meu coque obrigatório. Sempre acabo preferindo sair com o cabelo preso, seja coque, trança, rabo... Se saio com ele solto (seco ou molhado), acabo mexendo tanto nele pra aliviar o calor do pescoço que fica tooodo bagunçado. Daí prendo e enfeito com uma florzinha ou tiara, pra não ficar sem graça.
    - Blush líquido do Boticário: uso nas bochechas e nos lábios. É leve, não derrete e deixa a cara ótima!
    - Não suo tanto assim no rosto, mas o bigodinho, sempre ele! Fica com aquelas gotículas horrorosas... Nem deve poder fazer isso, mas às vezes, se não quero que isso aconteça de jeito nenhum (dependendo da situação, não é aceitável ficar secando o bigode a cada 2 minutos), pego com o dedo um pouco do meu antitranspirante e passo na região, e funciona.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, moro em Brasília e isso aqui já está um forno! Só de pensar que ainda estamos longe do alto verão e que ainda vou passar muuuito calor me dá vontade de chorar também.

    Durante o dia eu só uso protetor solar, batom e rímel (à prova d'água para não escorrer com o meu suor)! Tenho muito trabalho para manter a minha pele com tendência à acne limpa e não vou estragar tudo só para usar maquiagem.

    Em caso de necessidade extrema (eventos sociais ou compromisso de trabalho durante o dia), apelo para um fixador de maquiagem. Comprei o da Ness e gostei bastante. A make dura sequinha por várias horas!

    Bjocas.

    ResponderExcluir
  7. Andar com sombrinha! Tudo bem que normalmente a gente só vê bebês ou velhinhas se protegendo do sol com uma sombrinha, mas eu não tenho vergonha de usar e, pra mim, faz a maior diferença no sol!!! Não é à toa que tem este nome, né? SOMBRINHA! =D

    ResponderExcluir
  8. O filtro solar Minesol Oil Control é um excelente aliado no calor, pq mantém a pele do rosto sequinha.

    Ah, usar roupas de tecido natural ajudam a "ventilar" o corpo! =)

    Se vc pega busu de manhã: quanto mais cedo, menos quente tá o sol e mais vazio o ônibus!

    ResponderExcluir
  9. uhauhauhauha
    menina, ri horrores com esse post!
    Sabe aquela identificação de cara? pois é!
    Tenho essa mania de me arrumar no último minuto, assim como vc, pois tenho essa sensação de tempo sobrando, e comigo ainda tem mais, fico pensando "se eu me arrumar muito cedo vou ficar morrendo de calor toda arrumada"!
    É um dilema!
    E enquanto estou me arrumando, naquela pressa, vou ficando doida de calor.
    Adorei seu post.
    bju bju bju
    Anne

    ResponderExcluir
  10. A impressão que dá é que quem reclama do frio nunca passou uma semana no Recife. Minha gente, não tem condições do inferno ser pior do que isso, não.

    O que funciona, em algumas situações, é sair de casa de cara limpa, só com protetor, sentar do lado da janela no ônibus e deixar pra se maquiar no destino final. Você chega despenteada por causa do vento, mas mantém alguma dignidade.

    Beijos, moças.

    ResponderExcluir
  11. Maquiagem mineral é tudo no verão de 50ºC. Saudades da EDM. Snif.

    ResponderExcluir
  12. Dani, o seu post trouxe o calor pro Rio Grande do Sul... Aqui até ontem ainda estava fresquinho...

    Bem, eu também uso sombrinha. A minha é própria pro sol e promete proteção equivalente a um filtro 50. As pessoas olham estranho, mas nem estou.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Aqui em João Pessoa é a msm coisa, o calor tá UOR! E em dezembro/janeiro piora muiiito mesmo. Eu gosto da base líquida da Mary Kay sobre o protetor solar, ela não derrete pq tem textura bem sequinha, adoro! A base mineral tbm é otima, além de todas aquelas propriedades benéficas que só elas tem, néaum?

    Mas sair de casa com cabelo molhado não rola! Quando o cabelo tá molhado ele fica como uma esponjinha e acaba acumulando muito mais sujeira e poluição do que quando seco. Como trabalho a tarde, lavo meu cabelo uma hora antes de sair, pq ele não fica totalmente seco nem muito umido!

    Bjim

    ResponderExcluir
  14. Ahahah!
    Sabia que ia ter comentário de Fortaleza. Esse ano foi o mais quente dos últimos 21 (ou 26) anos (saiu uma matéria no jornal O POVO). Em 28 verões (porque aqui não tem primavera) de existência NUNCA tinha tido um ventilador, mas esse ano, não teve escapatória. E a pele oleosa com POROS DILATADOS (AHHHHHHHHH!!!)? Não tem como não embarangar, mesmo usando protetor solar (desculpem a rima tosca).

    ResponderExcluir
  15. Rs! Moro na Bahia e seu bem como é. Ri horrores e concordo plenamente bjs

    ResponderExcluir
  16. Super quero um calor que não embarangue!!! Mas aqui nesse Rio de Janeiro de Meu Deus, é meio difícil! Tô de olho pra comprar uma água termal tb, dizem que é ótimo!

    Beijos!!

    Se quiser, comente lá no meu blog de moda/maquiagem que será muito bem vinda.

    Suas leitoras estão convidadas tb!

    www.naosoudessas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu sonho com o dia em que vou passar um verão não-baranga. Nunca me aconteceu. Eu moro no RIo, onde além de fazer os típicos 42º, a umidade é tensa. Não dá pra sair de cabelo molhado porque fica uma loucura secando assim ao vento e umidade. Não dá pra sair de cabelo seco porque fica todo oleoso e fedorento com o suor da cabeça. Não dá pra ter cabelo, basicamente.
    Aliás, risca isso. Não dá pra existir no verão carioca. Nenhum ser humano jamais devia ser obrigado a passar por isso. Não sei de quem foi a ideia imbecil de popular um lugar desses.
    Nunca ouvi falar em maquiagem que resistisse a esse calor, menos ainda desodorante! Os poros viram crateras e até pedaços do corpo que você não pensava que pudessem suar ficam molhados. Você dobra o braço e ele fica dobrado pra sempre com a cola de suor que se formou na dobrinha.
    Sem contar que eu nunca soube me vestir pro verão - minha política é a do "quanto menos coisa melhor" e meu uniforme é short jeans, regata branca e chinelo. Não consigo nem imaginar vestir mais do que isso.
    Daí passam aquelas meninas lindas e frescas, com cabelos perfeitos, peles maravilhosas, super cheirosas, cara de quem acabou de sair do banho. Sempre super estilosinhas e felizes, enquanto você tá querendo morrer e questionando se é possível morrer duas vezes, porque obviamente você já está no inferno.
    Queria saber quem são essas garotas. Como elas fazem isso? Será que só é difícil pra mim? Qual a mágica pra ficar sempre assim easy breezy quando parece que você está sendo frita e cozida a vapor ao mesmo tempo? Me conta?


    shadesofred.tanlup.com

    ResponderExcluir
  18. Quer morar em Porto Alegre? :)
    Aqui (dizem que é culpa da "La Niña") ainda está bem gostosinho, faz calor à tarde, mas quando baixa o sol já fica bacana.

    Mas o verão aqui também é fogo, aí não uso nada, só protetor FPS 70, rímel e olhe lá. E a base mineral em pó da Avon é bem boa pra dar uma secadinha em todo o azeite do meu rosto....

    ResponderExcluir
  19. Moro em São Paulo e ODEIO passar calor... prefiro épocas de frio pois só assim consigo manter o cabelo e a maquiagem em ordem. Passar calor só nas férias ou em ocasiões em que eu possa me refrescar com banhos frequentes... piscina ou mar!
    Beijos
    www.bemmaquiada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. A base derrete, a máscara de cilios acaba dentro do olho e corro para o colirio, etc...viver em um a cidade quente é literalmente "fogo"! Mas como tb amoooooo o verão tenho usado meus truquezinhos..rss
    Como fala a nossa ilustre anfitriã do blog: "Digo logo que aceito mais dicas em nome de um calor menos embarangatório. =)"

    ResponderExcluir
  21. Concordo com todas as meninas que andam com sombrinha!! Dá pra comprar uma por 5 reais, e tem várias bonitas, pra alegrar um dia cozinhante =D
    tem mais duas coisas que não abro mão: leque, daqueles q dobram (estilo espanhol), que cabe em qualquer canto da bolsa e faz milagres dentro do ônibus; e lencinhos umedecidos!! nem tanto para passar no rosto, mas em locais estratégicos e refrescantes, como nuca, pulso, axila (carrego um desodorante tb!).

    ResponderExcluir
  22. Menina, que calor é esse!!
    Valeu pelas dicas!!
    Beijinhos
    http://www.papodemeninas.com/

    ResponderExcluir
  23. O Rio de Janeiro ainda está meio bipolar. Tem horas que tá geladinho e tem outras que o calor está insuportável. Adorei suas dicas. Meu cabelo é sempre o problema no verão, porque não consigo viver sem escova. Nesse verão ele vai viver como bandido..preso o tempo todo.
    beijo.*

    ResponderExcluir
  24. Dani, eu adiciono uma, meu problema mesmo é com sol, então uma sombrinha de cor média (preta esquenta e clara eu acho que não funfa muito) é uma mão na roda pra evitar além do calor, a tostadeira né! ahahha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Amo verão... mas acho taaao dificil me vestir no veraao....


    no inverno joga um cardigaaan molinho e tô diva.. kkkkkkkkkkkk vai jogar cardigan no verao pra veee....

    www.burguesinhadesalariominimo.com.br

    ResponderExcluir
  26. hahahahaah, adorei o termo "calor embarangatório". dicas úteis. saudades do calor de recife, onde eu to daqui a pouco vai começar a nevar... :(

    ResponderExcluir
  27. Hahahahahahaa!!!
    Adorei o post!
    Super ilário e ao mesmo tempo MUITO informativo!
    Quanto aos cabelos molhados ao sair de casa, acho excelente!Eu acabo de aderir um corte repicado, o que não implica a utilização de chapinha!rs Agora saio SEMPRE com a cabeça fresca!
    ADOREI!Parabéns!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho certeza que nasci no país errado. Queria ter nascido na Suécia, porque amo o frio e O-DE-IO o calor com todas as minhas forças! Suo mto,tudo me cansa, a roupa fica toda grudenta, não há elegancia possível, o cabelo cola, o perfume não permanece e eu fico de mal-humor por isso tudo! Aqui em Minas tá uma delícia só: fresquinho, fresquinho. De noite até dá pra usar um casaquinho. Ano passado fez um calor Senegalês e "nóis quasi morri cuele!!", mas suportamos e rezamos mto para que ele não venha nos visitar esse ano. Pq calorão só é bão na praia, né?

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Oie,
    sou nova aqui no seu blog!
    sou igual a vc com calor. Acho que tenho sangue europeu...rs...
     
    Minha familia é de Recife e realmente ai é quente e humido... o que piora muita coisa. Aqui em Brasília é quente, mas como é seco a maquiagem nem sofre muito. Qnd eu era criança e ia p Recife ficava toda empolada por causa do suor.
     
    Vou indo..qq coisa me visita!
    http://cabenabolsa.webnode.com.br/
    Gaby

    ResponderExcluir
  31. Descobri o seu blog hoje, estou tão encantada por ele! Li praticamente todos os posts desse ano, acho que cheguei até maio, abril. Gostei muito porque tem posts sobre vários assuntos.
    Adorei também porque você é de Recife! Sou apaixonada pela cidade e quase sempre nas férias passo uns dias aí.

    ResponderExcluir
  32. nossa gente. são paulo ta no inverno faz uns 8 meses, ta tipo a suécia. quando vc acha que vai sair um solzinho e se anima a usar sua saia nova - pronto. vento e chuva e desespero.

    e quando faz 10 graus de manha e 28 a tarde? que roupa se usa pra isso?!

    mas não vou reclamar pq logo menos (peloamordedeus) j á é verão e eu vou ta esbravejando pq meu pé ta seco e sujo e bizarro de ficar andando nessas calçadas de meu deus de sandália.

    a gente nunca ta feliz. haha

    ResponderExcluir
  33. Eu nunca pensei que iria ler algo do tipo em um blog!Adorei! Moro em recife e quando saio de casa sinto como se estivesse sendo cozida/fritada por dentro. É um calor indescritível. Horrível!

    Cheguei na faculdade dia desses, pela manhã, e me perguntaram se eu tinha acabado de tomar banho. Minha resposta foi: "não, é suor mesmo"!Isso é nojento!
    Não tem como chegar limpinha em canto nenhum. Na verdade, quem tem seu carrinho com ar chega sim, esse não é o meu caso.

    Como sou branquela, passo filtro solar FPS 60 + Blot amigo e mais blot quando chego no destino - se não é nojinho na certa.
    Ando sempre com uma toalhinha na bolsa para enxugar o suor/ou lecinho umidecido! Além disso, na minha bolsa tem Guarda-chuva (pra não ficar com bronze de camisa e proteger ainda mais contra o sol/ mais tem que ser um dupla face, bem potente)e garrafinha de água.

    ResponderExcluir
  34. Entendo você totalmente! Moro em Caruaru, e aqui também tá MUITO quente já. Mas pelo menos é um calor mais sequinho, então a make ainda fica no lugar. Mas Recife é um desespero mesmo, toda vez que vou aí fico agoniada, passo mal com tanto calor! E o suor todo... horrível. Amo a cidade, mas o clima é insuportável =/

    Amei seu blog, viu, vou ler sempre! Bjs.

    ResponderExcluir
  35. Costumo dizer que isso aqui é a besta fera do apocalipse!
    Largo da faculdade por volta de meio dia e é como meu juízo fritasse a céu aberto
    e minha carne se cortada sairia drenada sem o sangue que evaporou!
    Descobri que é muito mais fácil administrar roupas frias e hidratantes
    do que vc se virar nos trinta e nem nu você ficar satisfeito!
    Fora o trabalho de corno que vc tem de tomar banho e em seguida estar suado,
    passar protetor e ele evaporar antes de chegar na esquina
    disfarçar com maquiagem as noites mal dormidas
    e em menos de meia hora vc esta pior do que quando levantou
    NÃO AGUENTO MAIS !!!!!!!
    Prontodesabafei

    Na falta de Everyday minerals vai de Studiofix em pó
    salva a pátria daquelas que precisam de uma boa cobertura
    Dicas que eu tenho é usar uma sombrinha bonitinha quando for bater perna
    Minha dermatologista achou chique, disse que as italianas vivem fazendo isso
    As minhas amigas acham coisa de vó mas agora eu chego nos lugares com dignidade,
    juro que ajuda muito!

    ResponderExcluir
  36. Dicas muito interessantes, vou tentar aplicar seus conhecimentos! muito obrigado por compartilhar com agente essas relíquias.

    ResponderExcluir