Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Como fazer as sobrancelhas (primeira parte) - Erros mais comuns

Depois do post sobre o concurso do We Love MakeUp, algumas moças pediram umas dicas de como fazer a sobrancelha. Como vocês sabem, eu não sou nenhuma especialista, só tenho uma certa facilidade pra fazer e me interesso pelo assunto.

Sempre reparei nas sobrancelhas das pessoas e, principalmente, como quem faz a sobrancelha em salões de beleza tende a confiar neles cegamente, muitas vezes sem sequer reparar se o resultado é mesmo bom. Lógico que existem muitos bons profissionais, que têm não só habilidade em manejar uma pinça, mas senso estético, mas muito não têm e podem fazer (ou já estarem fazendo) boas barberagens nas suas sobrancelhas. Primeiro vamos ao acerto, pra depois numerar os erros.




Esse modelo é o classicão, arqueado, costuma ficar bem em todo mundo, desde que seja respeitada a forma natural das sobrancelhas de cada moça. Pode ser um pouco mais ou menos arqueada, mais fina ou mais grossa, dependendo de gosto pessoal, formato de rosto, das sobrancelhas em si, tudo isso.

Regiane Alves, AnaPaula Arósio e Alinne Moraes, várias versões do clássico

Como uma das coisas que mais me afligem é pagar por um serviço mal desempenhado, principalmente que se refira à beleza, fiz uns desenhos pra mostrar pra vocês alguns modelos equivocados de sobrancelha que eu vejo constantemente pela rua. Se estiverem fazendo algum deles em vocês, talvez seja hora de procurar outra pessoa, que valorize melhor a expressão de seus rostchenhos. Pra facilitar, vamos a uma lista dos formatos que, definitivamente, não devem ser copiados.

1. Cauda muito fina:

Na ânsia de ter sobrancelhas arqueadas, muita gente acaba exagerando e errando as proporções. Tiram muitos pelos da cauda (parte depois do arqueamento), fazendo com que ela pareça muito fina em relação ao início, próximo ao nariz. Um bom exemplo disso é a Francine, do BBB9. Nas fotos, chega a parecer que você só tem metade da sobrancelha.

2. Cauda muito ascendente:

Tem também quem deixe a sobrancelha tão ascendente, que ela chega a parecer sem cauda. Assim a pálpebra fica com uma aparência excessivamente esticada, como se já tivesse feito várias plásticas, o que compromete a expressão, deixando meio "congelada".

3. Arredondada no início:

Essa, além de excessivamente fina, tem um arredondamento que evidencia demais a pápebra, como se deixasse o olho muito "nu", a ponto de criar a impressão (ou deixar mais explícita, se já houver) de flacidez na pálpebra.

4. Em forma de vírgula:


Essa é terrível, porque além de ser excessivamente fina, tem o início em forma de vírgula, o que deforma totalmente sua forma original.

5. Com tufos de pelos no início:



Esse é bem comum. Tem um tufinho de pelos logo no início e depois uma afinada brusca, que pode vir só na parte de baixo, como também na parte superior.

6. Com tufos de pelos e reta:

Há quem, não só deixe os tufinhos, como faça a sobrancelha totalmente reta, deixando a pobre menina com um ar cansado.

7. Disforme:

Nesse caso, a sobrancelha é feita toda sem critério e não tem um pingo de harmonia entre a parte superior e a inferior, fazendo com que seja angulosa em cima e arredondada embaixo, mantendo o tufinho no início. Uma vibe meio forma de telefone.

8. Caída:

A sobrancelha caída. algumas pessoas têm esse formato naturalmente, mas dá pra, mesmo assim, deixá-la mais leve, levantando um pouco a cauda.

Marinana Ximenes tem as sobrancelhas bem mais leves hoje que no início da carreira.

9. Arqueada no meio:


Normalmente a cauda tem 1/3 do tamanho total da sobrancelha, mas há quem centralize o arqueado, como um acento circunflexo, o que faz com que a moça fique constantemente com cara de espanto. Nem Marilyn Monroe escapou desse efeito.

10. Início ou fim desproporcionais:

Por último, mas não menos importante, um erro que é bem fácil de evitar com um mínimo de atenção. A sobrancelha não pode começar ou terminar antes do olho.

Bom, gente, espero que o post tenha servido pelo menos um tiquititinho pra que vocês saiam por aí com as sobrancelhas impecáveis e sem gastar mal suas ricas economias.

35 comentários

  1. Tem selinho pra vc lá no meu blog!! Vai lá buscar!!

    ResponderExcluir
  2. Calma.
    Vai ajudar, sim, assim que eu ler e assimilar tudo..rs Brincadeira. Tem bastante coisa e vou tentar tirar alguma dica para a minha. Tá difícil de eu encontrar uma legal pra mim.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca tinha visto a tal da Francine... que sobrancelha feia!

    Suponho que eu mande bem nas minhas, mas agora tô com medo... É que no final do ano, com aquela correria toda de provas e afins, deixei pra dar o up semestral dela na minha cabeleireira (que é lá na minha cidade); acontece que eu fui passar as férias, voltei e ainda não fiz a dita!

    Deixei pra lá porque ela estava bem grandinha e na parte de cortar eu fico insegura, tenho pavor daquelas que ficam com cara "oi, eu cortei", sabe? rs

    Agora estou louca pra fazer, mas insegura de fazer sozinha a tatura (sim, porque está natural, depois de 4 meses... e ainda as vezes vejo um pelinho novo aparecendo), mas também estou com medo de ir em algum salão e fizerem burrada =/

    Ai ai...

    Ah! Tenho pavor da tal sobrancelha vírgula, assim, como das que começam depois do olho (e vivo vendo gente que fez em "especialista" ficando com ela mto separada)...

    =*

    ResponderExcluir
  4. ótimo post! já fiz muita burradas, porque queria elas finas, nem me importava com formato, arqueamento, nada... estou tentando consertar as falhas até hoje! mas mesmo assim prefiro tirar eu mesma: se eu errar, a culpa é minha!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, mt complexo isso! Sempre me meti a besta de fazer a sobrancelha e, claro, ficava torta. Tentei consertar no meu salão, mas a esteticista afinou muito. Semana passada, teve umas sessões de beleza aqui no trabalho, pelo dia internacional da mulher, e umas esteticistas do Senac vieram nos embelezar. Arrisquei acertar a sobrancelha e ficou lindo. Mt talentosa a menina. Ficaram simétricas, não mt finas, adorei!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Adorei o post. Já fiz e já fizeram tantas barbaridades com as minhas sobrancelhas! Queria deixar uma dica para quem tirou demais ou errado e precisa que elas cresçam: passar o tônico capilat TRICOFORT. É bem baratinho e dá para aplicar várias vezes. Os pelos crescem mais rápido mesmo.

    Dá uma olhadinha no meu blog: www.consumistaeu.blogspot.com

    Beijoos!

    Sylvia

    ResponderExcluir
  7. Relaxa, moça do Brechó das meninas, você acaba encontrando.

    Nai, quatro meses sem fazer as sobrancelhas? poxa, não sei como você teve paciência. Não quem te indique um salão não?

    Cami, também sou dessa vibe, se alguém fizer uma coisa errada no meu cabelo, ou nas sobrancelhas, eu vou passar meses esculhambando. Prefiro eu mesma me virar.

    Aline, pega o telefone dela pra não ter perigo de outra fazer barberagem de novo.

    Sy, sério que esse tônico faz crescer mais rápido?

    Ice, =*

    Beijo, moças.

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post! Leio seu blog todo dia mas nunca tinha comentado, mas com esse post sobre sobrancelhas eu tive que comentar!

    Eu também reparo muuuuito nas sobrancelhas dos outros. Sou super viciada em ficar com elas certinhas sempre, todo dia dou uma olhadinha e tiro um pelinho ou outro que ta fora do desenho. Sempre fiz eu mesma as minhas e nao confio em ninguééém! Já fiz umas burradas mas agora ja aprendi.

    As suas são lindas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. meoooooo, faça a minha com todo gás.

    me enquadrei em várias aí.

    o horrorrrrr.

    ResponderExcluir
  10. Ah, Lari, espero que agora tu comente sempre. legal mesmo que tenha gostado do post. =)

    Meeeeo, não vejo a hora de dar esse gás.

    Beijuis.

    ResponderExcluir
  11. Adorei, Dani!! Eu já fiz tanta loucura na minha sobrancelha... sorte q cesceu tudo de novo, rs! Mas como não quero mais brincar com a sorte (vai q não cresçam...) estou deixando a mata comer pra ir num designer e acerta-la de uma vez por todas.

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que você tá deixando crescer, Aline. Triste é quando sequer tem pelos pra ajeitar. Não tem jeito, tem que deixar crescer pra consertar.

    =*

    ResponderExcluir
  13. A Francine é uma ex-miss e nesse mundinho miss é quase que obrigatório tirar a parte depois do arqueamento, porque assim as misses podem arquear ainda mais a sobrancelha com a ajuda de um bom lápiz. No programa é visível que ela preenche a parte final com o lápiz em festas e nas aparições ao vivo.

    ResponderExcluir
  14. Dani, agora que tal dicas pras coitadas que não têm pêlos? Tipo eu?

    ResponderExcluir
  15. Tina, acho que vou fazer experiências usando minha mãe de cobaia. =)
    Só não posso garantir grandes resultados.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. ola!
    gostei muito do tema sobrancelas
    pois tenho ela muito grossa e bonita mas precisa de um formato melhor .

    bjs....

    ResponderExcluir
  17. Dani,
    será que é verdade que o tal tônico capital TRICOFORT ajuda no crescimento dos pelos da sobrancelha? As minhas são muito finas, estou deixando crescer para acertar.. mas como demora neh?
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. a minha nao sei como tirar , e fica do jeito que sair mais facil

    ResponderExcluir
  19. Úlida Guimarães18/04/2011, 12:30

    Amei viu!
    E concordo com tdo, porém na ultima, fala-se de não terminar a sobrancelha antes do olho...
    Na minha sobrancelha não nasce pelo no final da calda.. ¬¬'
    Como faço para 'alongar' a mesma?

    Beijoo

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Gostaria de parabenizar o blog. Muito criativo e de fácil entendimento, estou utilizando o seu artigo para fazer o meu trabalho de conclusão de curso. Gostaria de citar seu nome (autora do post), porem não encontrei.
    Obrigada pela grande ajuda, pois na área de delineamento de sobrancelhas não encontro muitos assuntos.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, moça anônima. Fico feliz por colaborar com seu projeto. Meu nome é Daniela Vasconcelos, mas pode me chamar de Dani. :*

      Excluir
  21. Boa Noite Dani,

    Já citei você em meu artigo cientifico!!! Obrigada
    Ana

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz a sobrancelha somente uma vez na vida, e meio que tomei trauma. Minha sobrancelha é super grossa e a moça que fez (no salão) afinou tanto o negocio que eu fiquei parecendo outra pessoa. Ficou bom, mas eu não gostei, ela só afinou minha sobrancelha, sem desenhar nada, coisa que eu mesma faria -,-

    ResponderExcluir
  23. sou cabeleireira fiquei feliz por nunca ter cometido essee erros com as minhas clientes elas gostam muito da sobrancelha que eu faço

    ResponderExcluir