Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Dieta - Trocar o branco pelo integral

Meninas, como eu falei pra vocês, engordei um bocado no primeiro ano de publicidade (no primeiro ano de administração emagreci dois quilos). Entrei com 57 kg e, ao passar de 12 meses estava com 64 (!).

Era triste, pra toda parte que eu olhava só via gordura, já tava ficando com a cintura meio reta e, além do que, quando vi na balança um 6 e um 4, logo pensei "de 64 pra 65 é um instante, e de 65 pra 70 o caminho não é longo", fiquei desesperada e decidi que a cantina do centro em que eu estudo não ia mais receber meu dinheiro em troca de pão de queijo, pão de frango (ainda comia carne nessa época), pão whatever.

Resolvi que ia passar a levar sanduíches de pão integral com queijo pra comer entre as aulas. O normal seria que eu parasse de comer nesse intervalo, já que eu não tinha esse hábito nem na outra faculdade nem nos últimos anos do colégio, mas não quis ser muito radical e só substituí. Meninas, em um mês eu já tinha perdido 3kg. Tudo graças ao meu amado e idolatrado pão integral light.

O que acontece é que o pão (assim como outros trocentos alimentos) é rico em carboidrato. Só que o pão branco é feito com carboidrato refinado que é digerido muito rápido. Tipo, você come seu pão francês, digere rápido, o carboidrato dele (cerca de 20g, das 50g do pão) "vira" açúcar e é jogado em grande quantidade na sua corrente sangüínea, como seu corpo não é capaz de gastar essa glicose toda de uma vez, armazena todo o excesso em forma de que, moças? Isso, de gordura. E, como você mal comeu e já digeriu, logo tem fome de novo.

Ou seja, carboidrato refinado já desce virando banha (frase genial do beu daborado).

Já com o pãozinho integral, o processo é um pouco (pouco?) diferente. Ele é rico em fibras, então a digestão é mais lenta, o que faz com que a glicose seja liberada lentamente na corrente sanguínea (por isso diz-se que ele tem baixo índice glicêmico), fazendo com que seu corpo tenha tempo de "gastar" o que você comeu. Além disso, com a digestão mais lenta, você vai se manter saciada por mais tempo. Sem contar que o intestino funciona dez mil vezes melhor quando você consome mais fibras.

Talvez que nunca tenha comido os pães integrais, ou quem comeu há muito tempo, quando não havia tantas opções no mercado, pode ter alguma restrição quanto ao sabor, mas gente, podem confiar. Na época em que eu passei a comer, minhas amigas e um amigo meu também criaram o hábito, logo depois meu namorado e todos eles adoram (meos, dêem seus testemunhos aí nos comentários pra tirar o medo das moças relutantes). Não vou dizer que hoje em dia eu odeie pão francês, mas o pão de forma branco foi totalmente substituído por pão de forma integral light aqui em casa e até hoje é assim.

Separei algumas sugestões pra vocês:
1. Plusvita 9 Grãos - R$4,25
2. Plusvita Light Integral - R$4,25
3. Wickbold Light Integral - R$4,67

Nunca comi esse Wickbold, mas o Plusvita é meu amigo de longa data (experimentem o de 7, 9 ou 12 grãos). Não achei preço de outro que é uma delícia, o Tegral, se tiver por perto de vocês, podem comprar que eu garanto. Eu sei que eles são um pouco mais caros que o pão de forma comum, mas é uma diferença média de um real, uma miséria se você pensar nos benefícios que vai receber.

Eu escolhi o pão pra ilustrar o post, mas essa dica vale também pro arroz, pro macarrão, pra farinha de trigo, enfim, pra muita coisa. Meu primeiro pedido, na nossa dieta conjunta, é esse: troquem esses alimentos por sua versão integral. Como o arroz, como o pão, é um desses que a gente consome diariamente, aqui vão umas sugestões:
1. Arroz Integral Tio João 500g - R$2,60
2. Arroz Integral Blue Ville 1kg - R$4,00
3. Arroz Integral Taeq 1kg - R$3,39

Serião, moças, vamos nos comprometer a nesses próximos 15 dias fugir dos carboidratos simples? Trocar pão, arroz, macarrão, torrada, cream cracker comuns por suas versões integrais. Só não vale achar que pode comer mais. Trocar uma fatia de pão normal por duas de pão integral não vai fazer ninguém emagrecer, né? Mantenham as quantidades, mas façam as trocas.

Combinado?

PS: se alguém tiver uma dúvida, deixa aqui nos comentários ou manda pra ricota.nao.derrete@gmail.com
Não garanto que eu vá saber responder, mas vou ter prazer em pesquisar se for preciso. Se você quiser desabafar, contar uma história de emagrecimento de sucesso, ou mesmo se livrar da tentação de um doce irresistível, disponha.

18 comentários

  1. Olá, adorei seu post. Mas isso vale não só pr quem quer emagrecer.
    Sempre fui magra, mas a um ano passei por uns problemas e emagreci demais. Fiquei com 41 kg e meu peso ideal é 50, mais ou menos.
    Então fui procurar uma nutricionista e a primeira coisa q ela fez tbm foi cortar os pães e biscoitos brancos. Ela não pegou totalmente pesado e deixou o arroz normal, mas me disse que quanto mais alimentos eu trocasse pelo integral, melhor.
    Fiz acompanhamento por um tempo e voltei ao meu peso, hoje peso entre 48 e 49 kg e estou feliz da vida, pq sempre fui magra e minha altura é só 1,60m.
    Aprendi a me alimentar melhor.
    Tenho uma receita de bolo q na verdade é calórica, mas é toda integral, se se interessar, é só pedir. Chama bolo nutritivo e foi invenção da minha mãe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Como os pães integrais Seven Boys, que têm vários grãos (linhaça, trigo, centeio) e 36 calorias/fatia! Foi o menos calórico que encontrei e já me acostumei com o sabor, como tranquilamente com ricota ou cottage!

    ResponderExcluir
  3. Que dica ótima!!!
    vou trocar o pão integral sim... já como bolacha integral, para o pão então é fácil. Agora queria saber se o arroz integral é gostoso? pq só de imaginar já senti o gosto ruim na boca.
    Outra dúvida, sei que o post é sobre alimento integral, mas sou completamente, loucamente viciada em Refri. será q posso trocar pelo zero ao invés de abolir??
    me ajudemmmmmm

    bjusssss

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Renata, esqueci de destacar que alimentos integrais não são só coisa de dieta. Manda a receita do bolo da sua mãe.tem foto? hahahaha. Fiquei com água na boca de imaginar, adoro bolos com farinha integral.

    Pri, nunca vi essa marca aqui em Recife. =/

    Gilmara, olha eu já acho um ótimo começo você trocar o refrigerante comum pelo zero. Vê só, um copo de Coca-Cola de 200 ml tem, em média, uns 20g de carboidrato, enquanto um de Coca Zero tem 0g. Lógico que refrigerante não é a bebida mais saldável do mundo, mas se não dá pra se livrar, é sim uma boa troca. Olha, sobre o arroz integral, o gosto é realmente diferente do normal, mas eu gosto. Pra mim quanto mais grãos e brotos dentro melhor, mas admito que não deve ser tão fácil de gostar como o pão. Mas, saca, algumas marcas têm o gosto parecidíssimo com o arroz branco, acho que a Blue Ville é uma delas, se não me engano.

    Beijo, meninotas.

    ResponderExcluir
  5. Dani, eu amo os pães integrais da Nutrella, rem aqui no sul e tambbém da seven boys. Mas sabe, o mais light que eu consigo comer é o de semente de linho, aliás, amo!
    Quanto ao arroz, realmente o Blue Ville ganha disparado!
    Eu tbm entrei numa neura que bolota no more este ano, e também, pq hj fui fazer o teste da glicose e deu 190, ou seja diabete mode on powerrrr! Tenho q me cuidarrr e perder as banhasss! Amei o post lindona! Saudade de vc lá no shampoo! Bjão!

    ResponderExcluir
  6. oi meninas...eu tb estou nessa....neste ano emagrecer é minha meta...só q agora é sério.....26 anos e bem gordinha...já basta....medo da diabetes tb....a minha dá sempre bem baixa...e isto tb n é bom...baixa demais....força pra tds nós...bjim

    ResponderExcluir
  7. to com voce, dani !
    super quero chegar aos 45 em 2009.
    e vou prometer pra mim me(audrey hepburn mode on haha)

    ResponderExcluir
  8. De todos os pães integrais que já comi, o wickbold é o que eu acho mais gostoso.
    Arroz é que eu não tenho o hábito, mas vou passar a comer! (Ai, estou tão animada com essa dieta!)
    =)

    ResponderExcluir
  9. comigo, só o fato de ter substituído o pão branco pelo integral já fez uma enorme diferença, nem precisou ser o integral light. muito bacana o post, é basicamente o que eu vivo dizendo hahaha. :)

    ResponderExcluir
  10. Adoro seu blog! Dieta em grupo é sempre mais animadooor! Boa sorte =)
    Alimentos integrais, na minha opnião são mais saborosos, e quando combinados com saladas, ou alguma carne, te satesfazem bem mais rápido e em menos quantidade. Adoro!!

    ResponderExcluir
  11. Ai, mulher! Vou entrar na onda dessa motivação agora no começo do ano... tem uma pá de formaturas em janeiro, e eu queria taaaanto estar mais enxutinha. Pior é que eu sei que cortando o danado do pão francês, eu já desacelero um bocado... mas ô tarefinha difícil!


    Mas Vamo Simbora!

    ResponderExcluir
  12. Meninas,

    aqui em São Paulo capital tem uma marca de pão light chamada Kim.

    Deem uma olhada

    http://www.kimpaes.com.br/produtos.html


    A princípio vc não dá nada por ela, mas tem vários sabores (o meu preferido é de soja, mas tem aveia, 7 grãos, ...)... mas é simplesmente MARA!!!

    O melhor é q ele é macio, tem uma carinha de molhadinho, não é secão! Aqui em casa td mundo adotou, no meu trabalho tb.

    Se encontrarem, vale a pena!

    Comecei com o processo de substituição, cortei bobagens e agora estou mudando os hábitos mesmo. Nisso, em 2 anos, lá se foram 20 kg. Mais uns 10kg e estou feliz mesmo!!

    Beijos

    Dani

    ResponderExcluir
  13. Ah, sobre a Kim, sei q tem no interior do estado de SP tb, não só na capitarrr.

    Bjx

    ResponderExcluir
  14. Tem uma outra marca boa de pães integrais em São Paulo, não sei se deve encontrar dela em outros lugares por que tem cara de empresa menor. Se chama Peter Pão. Tem no Carrefour e já encontrei em mercados menores também. É mais barato e muito bom.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Dani
    Sempre fui magrela, muito magrela. Mudei de cidade há tres anos e estava muito mais do que magra, estava esquálida. Logo em seguida, sofri um acidente que me fez ficar 3 meses de cama, sem poder andar, tendo que ficar deitada a maior parte do tempo e mais 2 meses em fisioterapia. O resultado disso foi que eu engordei 12 (DOZE) kg.
    De ultra magra eu passei a gostosa quase gorda... Tive que fechar a boca. Sabe o que eu fiz? Troquei o branco pelo integral, diminuí o açúcar, troquei o refri pelo suco e eliminei a sobremesa.
    Em 2 meses, 5 dos indesejáveis 12 kg foram embora e fiquei no meu peso ideal. Sem exercícios (sou preguiçosa). Recentemente, por uma questão se vontade mesmo, diminuí a quantidade de proteína animal: como mais peixe e frango e em alguns dias, não como nenhuma carne. Perdi mais 2 kg... E minha barriga voltou a ser igualzinha à época em que eu corria na adolescência: definida, reta... e as celulites não dão as caras tão indiscretamente... estou no caminho pra eliminar a carne vermelha e o frango da dieta, pois sei que esse é outro caminho pra viver melhor. Pra mim e pro mundo.

    ResponderExcluir
  16. ah, ótimo post! quero deixar a dica dos pães da Nutrella: além dos integrais, eles tem com fibras light, que não tem açúcar ou gordura, e mesmo assim são deliciosos! e tem cerca de 35 cal por fatia, o que é praticamente a metade do pão de forma branco. para mim é a melhor marca de pães.

    e realmente, depois que você começa a comer pães integrais, o branco parece inosso.

    ResponderExcluir
  17. Ôuié, pão integral pra toda vida!

    Bem bem bem melhor que pão branco. Hoje em dia, se eu for comer um pão francês, parece que comi 5kg de farinha, fica entalado na minha garganta o resto do dia. Um horror.

    ResponderExcluir
  18. Aqui em São Paulo não tem Plus Vitta, mas tem um gêmeo (mesma embalagem, mesmos sabores) com o nome NUTRELLA. Acho que é da mesma fabricante, tem a mesma proposta de fatias de 35 calorias.

    ResponderExcluir