Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Pra quem já foi taxada (e pra quem não quer ser)

Esse Wayfarer aí da foto finalmente já está sob meu poder, mas a que custo, meninas. A que custo. Dia 26 de agosto eu mais quatro amigas resolvemos aproveitar os óculos e acessórios baratões do Bleu dame. Foram 3 óculos, 1 lenço e uma tiara.

O total das compras foi de U$24,45, com o frete ficou por U$33,73. O pedido foi enviado no dia seguinte e pouco mais de um mês depois, minha amiga (dona do cartão usado na compra) recebeu a bela cobrancinha do correio. A taxa foi de R$77,77, mais que 100% do valor da compra. O problema é que a alíquota é de 60%, o que não passaria de R$40, calculando por cima. Daí eu fiquei meio desesperada, achando que tava sendo feita de idiota e comentei o triste fato na comunidade do Bleu Dame e no blog da Marina.

Minha manifestação no orkut não surtiu efeito, mas a do 2beauty rendeu uma resposta de Janis, que até aparece por aqui às vezes (Janis, brigada). Ela disse que nesses casos, em que o imposto supera os 60%, você pode ir à agência dos correios onde tá a sua encomenda e solicitar revisão de taxa. Foi o que eu fiz. Depois de 2 emails pro correio, o mocinho de lá (que se mostrou solícito, vale ressaltar) me deu o telefone de uma moça da Receita.

Quando eu liguei pra dita, que disse meu nome e ela pegou o pacote, perguntou logo: "quantos óculos você comprou?" eu respondi que tinham sido 3 e ela, com um tom de ironia: "Ah, então você só pagou 24 dólares por três óculos?" e eu retruquei que "não, paguei 33 dólares por três óculos, um lenço e uma tiara". É lógico que ela quis dizer que o Bleu Dame tinha declarado um valor mais baixo do que as compras realmente custavam. Eu sei que isso realmente acontece muito, mas ela não tem o direto de acusar descaradamente uma cidadã de tentar sonegar um imposto, só porque outros cidadãos já sonegaram. O preço declarado lá era o preço real das compras e ninguém pode dizer o contrário a menos que tenha provas. No fim das contas ficou claro que eles aplicaram a taxa de 77 reais baseados no preço que eles achavam que as coisas tinham. Bizarro.

Depois que eu mandei um scan da fatura do cartão onde constava que tudo custou mesmo 33 dólares, eles se viram obrigados a baixar a taxa. Ficou por R$34,97 (isso mesmo, menos da metade do que foi cobrado no começo). Fomos hoje à agência, pagamos e agora somos felizes proprietárias de belos acessórios de liquidação.

Então, moças, sempre que suas encomendas forem taxadas, vejam se a tal cobrança não supera os 60%.No nosso caso superou até mesmo o valor do produto. Se pasar, não deixem de pedir revisão. Eu sei que é tudo muito burocrático e blá blá blá, mas quanto menos pessoas cobrarem esse direito, mais eles vão se sentir à vontade pra cobrar valores aleatórios, muito maiores do que deveriam ser cobrados.

PS: amanhã posto fotos das coisenhas.

20 comentários

  1. Oi Dani, que bom que vc conseguiu a revisão!
    O que acontece é que os EUA liberam os impostos dos exportadores de lá. Ou seja, o produto sai "lisinho", só pelo valor de custo. É o incentivo à exportação. Ao contrário do nosso país.
    Qdo o produto importado chega nos portos ou aeroportos brasileiros, precisam ser nacionalizados para circularem aqui dentro. Então, tanto pessoa jurídica qto física vão pagar o valor do produto mais o desembaraço aduaneiro, que inclui Imposto Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados, Imposto sobre Operações Financeiras, taxas e encargos (é uma forma cumulativa de tributação). Sobre toda esta soma ainda vai incidir o ICMS-Importação. Justifica-se esta cobrança como proteção ao mercado interno. O que nos enlouquece é que pagamos caro pelos produtos produzidos aqui no Brasil, onde a carga tributária é absurda. E o consumidor é o contribuinte de fato, aquele que realmente paga o imposto. É o caso do ICMS: toda a cadeia de produção e revenda se credita dele e, ao final, quem o paga somos nós.
    No caso da taxação abusiva em cima dos produtos que vc importou, me parece que a Receita o fez pq entendeu que havia,digamos, uma ocultação do negócio jurídico verdadeiro (diferença valor real e declarado). Aí incidiu multa tb, além dos impostos de sempre.
    Mas o que vc fêz foi ótimo, pq exigiu clareza sobre a cobrança.

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu corrigir: não é que o produto sai dos EUA pelo valor de custo , desculpe. O produto não agrega valor de tributos, já que o exportador americano não paga tributo algum pra exportar.

    ResponderExcluir
  3. Já me taxaram em R$60 um produto que custou apenas 10 dólares... eles nem abriram o pacote pra ver o que era (era uma miniatura), o fiscal simplesmente jogou um valor qualquer. E eles nem informam que pacote é que foi taxado, eu tinha várias encomendas pra chegar e tive que me virar pra descobrir qual era pra conseguir provar que o valor pago.

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei esse mesmo óculos, igual!
    Mas não fui taxada... comprei com uma amiga também, mais de um óculos na mesma compra, mas foi direto lá pra casa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, vc fez certinho! que absurdo essa receita!!!! odeio!!! depois mostra suas comprinhas hein, beijokas!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, meu queixo caiu até os joelhos!

    ResponderExcluir
  7. Meoo, tenho nem vontade de tirar os meus da cara.

    Jaja vou tomar banho com eles. hahaha!

    E kd tu hoje pra tirar as fotos? O_o

    ResponderExcluir
  8. Ai, que azar, viu Dani?
    Mas ainda bem que deu para contornar, mesmo que não tenha sido integral, né?

    * Eita, e nem avisa que fez niver? Que abusooooooo! heheheh

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Bela dica! O negócio é a gente infernizar eles qdo passar de 60% pra eles aprenderem com que loucas estão lidando!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Fiz uma compra de U$ 65,00 no morangão, e para minha surpresa me ligaram na semana passada para retira-lá no correio. Tive que pagar R$ 66,50, isso foi na segunda-feira (06/09), será que dá pra pedir revisão?
    Li em algum lugar que esse site oferece reembolso para quem foi taxada, alguém sabe como funciona?
    Luccy

    ResponderExcluir
  11. Meldels! Que roubo! Muito bom saber disso, esse post é de grande utilidade, obrigada pela informação! Fui taxada pelo cara da UPS na entrega de um produto que comprei há alguns anos atrás, duas câmeras analógicas que comprei no site lomography.com
    Fiquei muito puta de ter de pagar taxa.
    Mas com UPS não tem jeito...

    Espero que a gente não passe mais por isso. Amém.

    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
  12. Janis, consegui graças a você.

    Triste, Renata, chega a dar vontade de não ir buscar e deixar voltar (e arcar com o prejú no cartão depois)

    Bárbara, então provavelmente você não mora no Recife. Aqui tudo tem milhões de chances de ser taxado.

    Fiz mesmo, Mandy, tô até orgulhosa de mim. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    =)

    É, Mel, meu queixo também caiu quando qui como baixou a taxa, mais até do que eu esperava.

    Líala, ficaram tão bónitos. Tira não mearmo.
    Não fui porque tava morrendo com a cólica.

    Ainda bem, Vivi, a dor de pagar é menor.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Priscila, é bom eles terem mesmo cuidado. Eu faço questão de ligar e mandar email todo dia até resolver. Quanto mais a gente cobrar mais as coisas tendem a andar direito.

    Lucci, no teu caso a taxa não passou dos 60%, já que tu comprou o equivalente a mais ou menos R$130 (calculando com o dolar a R$2), então a taxa de R$ tá até abaixo do esperado. O Strawberry reembolsa mesmo e acho que basta mandar um email explicando que foi taxada e quer ser reembolsada, mas não tenho certeza.

    Fabiana, tu tem uma Lomo?
    Que hype!
    hahahahahaha
    (bonitão mesmo o efeito)

    Beeeeijo, meninas.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho! XD Uma Smena Symbol e uma Actionsampler, que é um troço de plástico chinesão e deveria custar 1 dólar e não 15, que foi mais ou menos o que eu paguei na época.

    Eu quis morrer do cu com a tarifa alfandegária entretanto... =õ(
    Os plásticos mais caros que eu já comprei. Bela bosta, né? Aí depois não tenho dinheiro pra ficar revelando filme. Huahahaha! Uso mais a digital portanto.

    :* muá!

    ResponderExcluir
  14. Fui taxada em 98 reais em um sapato que custou 36 dólares... :( 60% de imposto de importação, 17% de ICMS e ainda 38 reais que eles justificaram como "desembaraço aduaneiro"... Nem assaltante rouba tanto... Fico mnenos indignada de ser roubada à mão armada na rua, do que dar meu dinheiro em impostos pro Lula enriquecer sua quadrilha e colocar milhões nas cuecas dos seus amantes...

    ResponderExcluir
  15. Poxa, Fabiana, baita prejuízo. Revelar foto é triste de caro mesmo, sem contar que tira a instiga de fazer experiências. Manter a tradição custa carésimo.

    ResponderExcluir
  16. Credo, Tati, dá vontade de nem pagar, deixar voltar mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Putz, que azar hein!
    Eu dei sorte, fiz uma compra de US$70 e poucos, eles declararam US$37(queridos!) e não fui taxada. (moro em Porto Alegre)
    Qdo cheguei em casa e vi o avisinho pra retirar a encomenda no correio, pensei ai, me pegaram! Mas cheguei lá e a moça disse tá tudo ok, é só pq não cabia o pacote na caixinha do correio do prédio... ufa!!! rsrs

    ResponderExcluir
  18. Danielle, muito azar. Aqui em Recife é bem raro não ser taxada. =(

    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Oii! Dani!!!
    Adorei o seu blog, e eu tava interessada em fazer umas comprinhas na bleur dame, mas fiquei um pouco assustada com essas taxas, rsrsrsrs!!! Vc poderia explicar mais como funcionam essas compras em sites estrangeiros, eh q nunk comprei assim antes, hehe!!! E também como funciona esse negócio da conversão do dólar na compra por pay pal etc... Obrigada e desculpa por tah te incomodando!!!rsrs!!! B-jus!!!

    ResponderExcluir